EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL

No maternal, os educadores zelam, em primeiro lugar, por estimular a saúde física como base da saúde anímica e espiritual da criança.

Proporcionamos às crianças um ambiente tranquilo e imagens dignas de serem imitadas;  durante o dia as crianças passam por pequenos rituais de hábitos.

As crianças necessitam de tempo e espaço para experimentar o mundo, se movimentarem e treinarem as habilidades sociais, de maneira saudável. Como o próprio nome diz: “maternal, ambiente permeado pela alma da ‘mãe’’.

Ajudamos as crianças a desenvolverem uma relação de amor e confiança com a escola.

Frequentam o Maternal crianças de 2 a 4 anos de idade.

JARDIM

As turmas de jardim de infância são formadas por crianças a partir de 4 anos, que permanecem no jardim até o momento de ingressar no 1º ano.

Durante o período em que os alunos ficam na escola, a alternância entre o brincar livre e as atividades dirigidas em grupo funciona como uma grande respiração — expansão e contração. Nessa fase, o aprendizado se dá pela imitação. Por isso a atitude do adulto é tão importante.

Em todos os momentos, as crianças trabalham, de maneira lúdica, a coordenação motora ampla e fina, os sentidos, a concentração, a linguagem oral, a orientação espacial, a lateralidade e a socialização.

“Da cabeça aos pés, sou a imagem de Deus;

Do coração às mãos, sinto o sopro de Deus;

Se falo com a boca, sigo a vontade de Deus;

Quando Deus eu avisto em toda parte, em minha mãe,

Em meu pai, em todas as pessoas queridas;

No animal, na flor, na árvore e na pedra.

“Não sinto medo de nada, só amor a tudo que está ao meu redor.”
(Rudolf Steiner)