VIVER ESCOLA WALDORF

A Viver Escola Waldorf de Bauru surgiu do sonho de duas irmãs, Cláudia e Luciana Retz, de construir uma escola onde as crianças tivessem convívio com a natureza. A pedagogia Waldorf veio ao encontro dessa aspiração, tornando-a realidade. Assim, no ano de 1987, a Viver Escola Waldorf iniciou as suas atividades na cidade de Bauru, em uma chácara com mais de 14 mil metros quadrados.

A Viver Escola Waldorf faz parte de um grupo de mais de mil estabelecimentos localizadas em mais 60 países, sendo um dos maiores movimerntos educacionais independentes do mundo. Com a educação integrada em todos os aspectos do seu ser, o aluno aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e suas ações, tendo a possibilidade de se tornar um adulto equilibrado e coerente.

A organização administrativa da instituição segue o princípio da autogestão: conselhos e comissões trabalham em prol da escola. Mantida pela Associação Pedagógica Água do Sobrado, participam da gestão os professores, colaboradores e os pais que possuem afinidade com os seus propósitos educativos e culturais.

Os professoresn possuem formação específica em pedagogia Waldorf e são reponsáveis pelos princípios pedagógicos da escola, trabalhando em constante aperfeiçoamento por meio de intercâmbios entre docentes, seminários, congressos e atividades de estudo. Tudo isso para oferecer o melhor para o desenvolvimento físico, emocional e mental de cada ser humano.

Hoje, contamos com 3 salas de educação infantil, 9 para o ensino fundamental, 3 para o ensino médio, sala de música, biblioteca, trabalhos manuais, marcenaria, quadra esportiva, horta etc.

Um espaço privilegiado para um contato intenso e proveitoso com a natureza.

Nossa escola não está preocupada apenas com a reprodução de conhecimento, mas também com a aprendizagem para a vida. Por meio dessa metodologia, os professores buscam despertar no aluno o gosto pelo aprendizado.

Na escola não devemos aprender para saber, mas devemos aprender para sempre podermos aprender com a vida.

(Rudolf Steiner)